Álbum "Takasago Army", 2011
Esse é o último capítulo da trilogia, espero que tenham gostado.
Leia essa matéria também em inglês.
Read this note in english
Capa do Álbum "Takasago Army" |
Em 07 de dezembro de 1941, com o ataque a Pearl Harbor, toda a Ásia-Pacífico foi engolida nas chamas da guerra total. Os que estavam na ponta da lança, o domínio japonês no seu vasto império, começava a desmoronar, obrigando os líderes militares do Japão recrutar milhares de jovens de Taiwan para o serviço militar. Por esse tempo, Taiwan foi governada pelo Japão por quase meio século e muitos taiwaneses estavam ansiosos para lutar contra os americanos, tal como tinham sido instruídos a fazer na escola.
Wubus Bawan era órfão cujos pais foram mortos durante a insurreição Wushe contra o governo japonês uma década antes. Como o Japão reforçou seu domínio sobre as montanhas, eles tentaram arrancar mais controle sobre a cultura local, não apenas quanto a tribo Seediq, mas sobre todos os taiwaneses com o objetivo de destruir a sua identidade anterior e substituí-los com uma identidade nova, imperial, japonesa. Eles não pouparam esforços em preparar uma nova geração de jovens Seediq para aprender o "Espírito japonês" e tornar-se leais súditos de um Império que havia caçado e assassinado seus pais menos de uma década antes. Embora esses jovens não marcassem o rosto com as tatuagens escuras de seus pais, suas mentes jovens foram presas no tormento do purgatório, havia um questionamento natural entre os ensinamentos e heranças Seediq, que muitos mesmo pequenos, presenciaram, e também haviam problemas quanto as novas leis e ensinamentos impostos pelo império japonês.
Aos vinte anos, Wubus decidiu afirmar a sua identidade e se juntar seus compatriotas Seediq, alistando-se no Exército de Takasago, um grupo de soldados recrutados de várias aldeias indígenas que se inscreveram para participar e lutar ao lado do Exército Imperial Japonês. Eles, junto com milhares de outros soldados de Taiwan, foram para serem enviados aos campos de batalha do Pacífico, e se envolver em alguns dos combates mais pesados. Estes bravos soldados lutaram com tenacidade e bravura em um esforço para demonstrar seu compromisso com o Império Japonês como cidadãos leais.
Foto promocional 2011 |
Os soldados Takasago eram descendentes de um povo valente e poderoso das montanhas com uma tradição guerreira muito forte. Eles impressionaram os seus rivais com tenacidade, astúcia e habilidade no campo de batalha para se tornar a unidade de combate mais reverenciada e temida no Exército Imperial Japonês. Pela primeira vez, Wubus foi tratado com um pouco de respeito e admiração dos colonos japoneses. Através de sua coragem no campo de batalha, ele também encontrou uma sensação de liberdade que, aos poucos, facilitou colocar todos os problemas de lado. Finalmente, Wubus sentiu uma sensação de libertação da sua luta interna por uma identidade e percebeu que ele tinha cumprido a obrigação sagrada de seus ancestrais para se testar na guerra e se tornar por completo, um homem Seediq.
No entanto, com o agravamento da situação, o Japão continuava a perder na guerra e os soldados Takasago tinha sido gravemente feridos, bem como, incluindo a Unidade Airborne Kaoru, na qual toda a tripulação se ofereceu para uma missão suicida. Em 15 de agosto de 1945, o grande Império do Japão se rendeu aos Aliados. Wubus e seus compatriotas Seediq sobreviventes, nos voluntários de Takasago, voltaram para casa do serviço e retomaram suas vidas no alto das montanhas de Taiwan.
Espada dos guerreiros de "Takasago Army" é utilizada como cartaz de anúncio da turnê. |
Embora Wubus esperasse para a paz, a situação de Taiwan depois da guerra foi o oposto. Como resultado do armistício (ocasião na qual as partes envolvidas num conflito armado concordam com o fim definitivo da guerra), Taiwan foi entregue às mãos das Nações Unidas. A era japonêsa jazia finalizada, mas uma força política externa havia pisado na terra de Taiwan logo em seguida. Após dois anos de abuso e má administração, o solo de Taiwan foi novamente enegrecida no sangue do massacre de 228. As forças chinesas de Chiang Kai-sheck chegaram em Keelung Harbor envolvendo a formosa Ilha em uma orgia de morte que trouxe a mancha da tristeza e agonia para os taiwaneses de norte a sul.
"Faixa: Kaoru"
Os jovens que viviam na planície ocidental organizaram uma milícia civil de Taiwan para lutar contra a esmagadora força chinesa. Estes bravos jovens patriotas também realizaram um apelo desesperado para as montanhas de Wushe, com a esperança de recrutar os bravos guerreidos do exército de Takasago com intuito de se unirem na luta pela independência de sua pátria, mais uma vez. Por centenas de anos os governos de Taiwan, sejam eles colonos ou imperiais, chegavam, dominanavam e caíam com o tempo. A única coisa que permaneceu inalterada foi a opressão do povo de Taiwan. Portanto, Wubus e o Exército Takasago concordaram em se juntar a milícia-civil de Taiwan e defender sua ilha à partir da violência aleatória cometida pelas forças chinesas.
Vocalista Freddy Lim o vídeoclipe "Takao" |
Em número bem menor, partindo contra ondas de soldados chineses, a milícia civil Taiwan foi derrotada após uma luta sangrenta. Quando a violência se aproximava de seu fim, apenas um punhado de soldados da milícia permaneceian vivo. Os últimos remanescentes dos defensores de Taiwan recuaram para procurar abrigo dentro do Templo Sing-Ling, quando milhares de soldados chineses avançaram sobre a área para saciar sua sede de vingança. Com quase todos mortos e o restante muito ferido, Wabus Bawan e os que restaram do Exército Takasago mantiveram-se firmes e lutaram até o último homem. Cada um dos rebeldes endurecidos enfrentou o inimigo chinês como um mártir para proteger Phuann Tsing-guan, cujo corpo físico estava deitado no porão do Templo Sing-Ling.
Filmagens do videoclipe "Takao" |
Antes de cruzar o abismo da morte, Wubus orou com os espíritos de seus ancestrais, pedindo-lhes para proteger Phuann Tsing-guan, e para ajudá-lo a completar sua missão de guardar os descendentes da sua terra - para libertá-los da opressão e da tirania. Como um ato final Wubus Bawan usando as mãos para esculpir duas feridas muito profundas em seu rosto. As linhas riscadas em sua testa e seu queixo brilhavam de tanta honra. Ele levantou suas mãos, tingidas de vermelho com o sangue de seu inimigo vencido, e por isso a gratidão Utux o levou à morte através de Bale Seediq.
Leia essa matéria também em inglês.
Read this note in english
Nenhum comentário:
Postar um comentário